A necessidade do incentivo ao turismo responsável no Brasil


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “A necessidade do incentivo ao turismo responsável no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

Texto I

http://4.bp.blogspot.com/-xSnVgtCkr5Q/UpoTYpGHcHI/AAAAAAAAADE/JrSZ3Q-7Ytc/s1600/educacao-charges-evolucao1.jpg

 

Texto II

O turismo embora deixado de lado é um dos setores que mais cresce no Brasil, movimentando direta e indiretamente uma quantia incalculável, sendo considerado um meio lícito que mais movimenta dinheiro em qualquer país, ficando atrás somente atrás do narcotráfico e da indústria bélica.

A importância desta atividade para a economia mundial, esta associada ao motivo de que com a chegada dos turistas ocorrerá consequentemente o aumento do consumo, produção de bens e serviços gerando assim a criação de novos empregos.

O Brasil possui o 13º lugar de maior economia turística do mundo e também como o maior empregador nesse setor, por ser considerado rico no que diz respeito às diversidades naturais, como é o exemplo da região Nordeste.

O Nordeste brasileiro, é um referencial quando o assunto é turismo no Brasil, a fama de praias paradisíacas, águas cristalinas, como Canoa Quebrada, Fortaleza, Jericoacoara, as comidas típicas, como tapioca, sem deixar de mencionar a vida noturna nestas cidades com o típico forró nordestino. Ainda, não menos importante temos as belas cidades localizadas no Rio Grande do Norte e Bahia, como exemplo desta última temos Caraíva.

Dessa forma, devido a quantidade de atrativos e maravilhas existentes nestes lugares faz com que milhares de estrangeiros queiram conhecer, não apenas para passeio. É comum encontrar gringos, os quais estão investindo em pousadas, prédios, condomínios fechados, e se apropriando de praias, dunas e mangues.

Quando o assunto são cidades históricas temos um leque de variedades, como exemplo tem-se: Ouro Preto, Congonhas, São João Del Rei, Paraty, cidades frequentemente visitadas por turistas do mundo inteiro, em qualquer época do ano, seja em festivais típicos de cada região, carnaval, ou pelo contexto histórico que cada uma possui.

Entretanto, embora o país possua um potencial extraordinário para o desenvolvimento turístico, é de se convir que somente possuir atrativos ou potencial turístico não basta para que a atividade se desenvolva a fim de trazer benefícios. A falta de planejamento urbano, e a insuficiência de ministérios para investimentos, tem causado a destruição desse potencial.

É possível observar a consequência da ausência de planejamento nestas cidades, pela desordem urbana e a degradação dos meios natural e urbano. O Bacharel em Turismo tem o dever de prestar atenção nestes pontos, pois ele é o responsável pela implementação do produto turístico para que este esteja em harmonia com o meio ambiente e a comunidade local.

Ora, vejamos que com o correto planejamento das cidades as mudanças vão ser positivas, tanto para a economia da cidade como para os desempregados, fazendo com as oportunidades de empregos se tornem mais frequentes.

Assim, a atividade turística depende de variados fatores, como infraestrutura, serviços de marketing, hotéis, parques temáticos, fazendo com que o papel do Estado seja fundamental para proporcionar estes fatores possibilitando as construções de estradas, aeroportos, e até mesmo serviços como o tratamento de água e esgoto, para atender ao volume de população que se estabelece temporariamente nos locais turísticos. Como exemplo da falta de água tem-se às cidades históricas em épocas de carnaval (Ouro Preto e Diamantina), onde a população de turistas e foliões chegam a dobrar fazendo com que a demanda de água da região não consiga suprir a necessidade da população, resultando desordem na cidade.

Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-influencia-marx-na-educacao.htm

 

Instruções:

  • O texto deve ser escrito à tinta e em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”;
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

 

Instruções Redação

Alguma dúvida?

Para dúvidas, sugestões ou qualquer outro assunto, entre em contato conosco por meio do link abaixo.

Contato