A degradação dos cursos d’água brasileiros: o futuro em risco


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “A degradação dos cursos d’água brasileiros: o futuro em risco”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO 1

Um dos principais problemas socioambientais da atualidade é a crescente degradação dos cursos d’água. Isso compromete não só o funcionamento da cadeia alimentar e dos ecossistemas, mas também atinge a oferta de água potável no mundo. Um dos exemplos mais emblemáticos no Brasil é a Região Metropolitana de São Paulo, que sofre com a falta d’água enquanto dois grandes rios poluídos cortam a cidade, o Tietê e o Pinheiros. Essa, infelizmente, é uma realidade que atinge praticamente todas as grandes cidades do país.

A degradação dos rios e de redes de drenagem pode acontecer de duas formas principais: por poluição e pela erosão com assoreamento do leito dos cursos d’água. Com isso, fontes de água potável são perdidas ou convertidas em áreas de baixíssimo aproveitamento tanto para os animais quanto para a sociedade.

Embora as maiores reservas de água em áreas continentais estejam em aquíferos, os rios também são muito importantes tanto para abastecimento quanto para outras práticas, como a navegação, o lazer e o transporte por meio da viabilização de hidrovias. Com a degradação dos leitos dos rios e de suas nascentes, cada vez mais o ser humano vem comprometendo a existência dos ambientes fluviais em todo o mundo.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/degradacao-dos-cursos-dagua.htm

 

TEXTO 2

No Dia Mundial da Água, data escolhida para reflexão sobre a relação do homem com os recursos hídricos, o relatório O retrato da qualidade da água nas bacias da Mata Atlântica, divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica, mostra que, em geral, o relacionamento da sociedade brasileira com os rios não é bom. Isso porque os dados indicam que dos 278 pontos de coleta de água monitorados, apenas 18 deles (6,5%) apresentam qualidade boa. Nenhum conseguiu atingir o status de ‘ótimo’.

A maioria dos rios, 74,5%, tem qualidade regular, enquanto 17,6% são considerados ruins e 1,4% péssimos. Logo, grande parte dos cursos de água perde, lentamente, a capacidade de abastecer a população, promover lazer para a sociedade e ser um ambiente saudável e propício para seres aquáticos. A especialista em água e assessora da Fundação SOS Mata Atlântica Malu Ribeiro acredita que o estudo serve para chamar a atenção da população. “É um sinal de alerta, porque a condição regular não é a ideal. É uma condição muito frágil”, ressalta.

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/03/23/interna-brasil,744836/apenas-6-5-dos-rios-brasileiros-tem-boa-qualidade-da-agua.shtml

 

 

 

TEXTO 3

Instruções:

  • O texto deve ser escrito à tinta e em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

 

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”;
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

 

Instruções Redação

Alguma dúvida?

Para dúvidas, sugestões ou qualquer outro assunto, entre em contato conosco por meio do link abaixo.

Contato