Os desafios da reciclagem no Brasil


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “Os desafios da reciclagem no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO 1

A reciclagem de lixo no Brasil

A reciclagem é o processo no qual se transforma os materiais que já foram utilizados em novos produtos que serão reutilizados. Por meio desse processo, os produtos que foram jogados no lixo podem ser reaproveitados de maneira satisfatória. Diversos materiais podem ser reciclados, como plástico, papel, alumínio ou vidro. É de suma importância a prática deste processo para a preservação do meio ambiente e diminuição da poluição na água, solo e ar. Além disso, inúmeras indústrias reciclam para conseguir reduzir os custos da produção de suas mercadorias.

Alguns materiais, como o alumínio, têm quase 100% de reaproveitamento quando é reciclado. A partir do momento em que é derretido, ele pode retornar para as empresas que produzem embalagens, ocasionando a redução de custos para as indústrias. Há de se ressaltar que, o processo de reciclagem também ajuda na economia do país e gera renda, principalmente durante o momento de crise econômica. Os catadores que trabalham em cooperativas, além de estarem empregados, colaboram com o recolhimento de milhares de peças de alumínio, como as latinhas de refrigerantes, e também dos papéis que são jogados nas ruas todos os dias.

Outra vantagem recorrente deste processo é a transformação do papel usado em novo, evitando o corte de uma árvore e, consequentemente, o desmatamento desenfreado. A quantidade de papel que não é reciclado pode matar inúmeras árvores a cada dia. Entre os resíduos que mais se destacam no Brasil, estão o plástico, aço, vidro, papelão e alumínio. Entre eles, o que mais é separado no país é o papelão com 4.154 mil toneladas, logo em seguida vem o aço com 800 mil toneladas, e em último lugar está o alumínio com 374 mil toneladas.

Cada dia mais, a população está crescendo no Brasil, e as dificuldades de encontrar um local para os aterros sanitários também aumenta consideravelmente. Nesse sentido, é fundamental que a reciclagem seja realizada constantemente, e que a população se conscientize e separe os resíduos em casa, visto que a mistura dos resíduos sólidos torna a reciclagem mais cara e na maioria das vezes inviável.  No entanto, se o lixo é separado de maneira correta, cada resíduo será reaproveitado de maneira satisfatório. Além de ser uma solução totalmente viável e econômica, o processo ajuda na preservação ambiental.

http://www.bioblog.com.br/a-reciclagem-de-lixo-no-brasil/

 

TEXTO 2

Apenas 3% de todo o lixo produzido no Brasil é reciclado

No final do ano passado entrou em vigor o Plano Nacional de Resíduos Sólidos como uma forma de incentivar a reciclagem de todo tipo de lixo. O de casa, das ruas, da indústria e do comércio, mas oito em cada dez municípios brasileiros ainda não tem programa de coleta seletiva e os que têm, poderiam reciclar muito mais do que fazem hoje.

Supermercados de São Paulo só podem usar sacolinhas feitas de matéria-prima renovável, menos prejudicial ao meio ambiente.

Os brasileiros jogam fora 76 milhões de toneladas de lixo – 30% poderiam ser reaproveitados, mas só 3% vão para a reciclagem.

Em dez anos, o número de municípios que implantaram programas de reciclagem aumentou de 81 para mais de 900. Mas isso não representa nem 20% das cidades.

Curitiba é a capital com melhor programa de reciclagem. Das mais de 1,5 mil toneladas diárias, cento e dez têm potencial pra reciclagem e quase 70% são reaproveitadas.

Mas a reciclagem no Brasil ainda está engatinhando. Veja a situação nas três maiores capitais:

Em São Paulo, 12,5 mil toneladas de lixo domiciliar são recolhidas todos os dias – 35% são materiais que poderiam ser reciclados, mas só 3% são reaproveitados.

A prefeitura do Rio de Janeiro informou que recolhe cerca de dez mil toneladas de lixo por dia, mas não informou quanto é reciclado. A capital mineira, Belo Horizonte, recolhe 1,8 mil toneladas. Podia reciclar o dobro do que reaproveita.

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/04/apenas-3-de-todo-o-lixo-produzido-no-brasil-e-reciclado.html

 

Instruções Redação

Alguma dúvida?

Para dúvidas, sugestões ou qualquer outro assunto, entre em contato conosco por meio do link abaixo.

Contato