A educação domiciliar em questão no Brasil


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “A educação domiciliar em questão no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO 1

Você talvez já tenha assistido algum filme ou programa de televisão em que um personagem é educado em casa, sem ir à escola. Essa prática é chamada de homeschooling ou, em bom português, educação domiciliar.

Embora mais comum em outros países, essa é a realidade de cerca de 5.000 famílias brasileiras, que optam por educar os filhos em casa. O governo estima que 30 mil famílias tem interesse em adotar esse método.  No entanto, a prática é considerada ilegal pelo STF.

Educação domiciliar ou ensino doméstico consiste em realizar o processo de educação em casa, não na escola.

Esse modelo de educação se contrapõe à noção da educação como uma responsabilidade compartilhada entre a família e a escola, na qual caberia a essa última proporcionar o conhecimento científico/acadêmico, e à família caberia ensinar valores e outras questões mais subjetivas.

Na educação domiciliar, a família assume por inteiro a responsabilidade de educar a criança ou jovem, sem a participação de uma instituição de ensino.

Quando uma família opta pela educação domiciliar, ela geralmente busca maior controle sobre o aprendizado do filho. No entanto, isso não significa que os próprios pais necessariamente exercerão essa função.

Além do caso em que os pais assumem a função de educadores, há ainda diversas formas de aplicar o ensino doméstico. Em alguns casos, várias famílias se reúnem e educam seus filhos em conjunto, dividindo o conteúdo a ser ensinado.

Mas o ensino domiciliar nem sempre envolve a atuação dos pais como educadores. Algumas famílias optam por contratar professores particulares para que a criança ou jovem tenha aulas em domicílio.

https://www.politize.com.br/educacao-domiciliar-o-homeschooling-deve-ser-permitido-no-brasil/

 

 

TEXTO 2

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou que o ensino domiciliar deverá ser aprovado no Brasil até novembro. A informação foi dada na última sexta-feira (13). No entanto, a aprovação depende do Congresso Nacional.

Para Ricardo Dias, presidente da Aned (Associação Nacional de Educação Domiciliar), “já passou muito da hora de aprovarmos uma lei para regulamentar a educação domiciliar no Brasil, que só cresce ano após ano.” Mas está otimista com a declaração da ministra: “As famílias educadoras brasileiras esperam ver sua liberdade reconhecida o mais breve possível. Trabalhamos para que aconteça logo. Se for em novembro, melhor ainda.”

O homeschooling ou ensino domiciliar é uma das bandeiras de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com os números da Aned, mais de 7 mil famílias brasileiras ensinaram seus filhos em casa em 2018.

A prática foi considerada ilegal pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em setembro do ano passado. Os ministros entenderam que por falta de regulamentação não era possível garantir às crianças o direito à educação.

No entanto, em abril deste ano, um projeto de lei –  PL 2.401/2019 – foi encaminhado ao Congresso para votação. O texto assegura aos pais ou aos responsáveis legais a prioridade de direito na escolha do tipo de instrução que será ministrada a seus filhos.

https://noticias.r7.com/educacao/entenda-o-homeschooling-projeto-que-pode-ser-aprovado-neste-ano-16092019

 

 

Instruções Redação

Alguma dúvida?

Para dúvidas, sugestões ou qualquer outro assunto, entre em contato conosco por meio do link abaixo.

Contato