A busca da felicidade na sociedade digital moderna


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “A busca da felicidade na sociedade digital moderna”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO 1

Uma ditadura muito conhecida por todos nós é a da mídia. Cansamos de ouvir que ela propaga um ideal de beleza, de felicidade, de sucesso etc. Sabemos disto. Crescemos vendo qual tênis que era preciso usar para ser legal ou como meu corpo deve ser para eu ser aceito. Vivemos nesse regime de referências impostas goela a baixo há algum tempo. Parecemos já estar acostumados com isso. A busca da felicidade já nos é familiar. Estamos correndo atrás dela faz tempo, como se fosse uma maratona sem fim. E quer saber? Ela é sem fim!

Mas eis que surge um evento curioso. As mídias sociais! Composta por seus perfis no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, dentre muitas outras. Estas com um caráter mais democrático vêm crescendo cada vez mais. Com isto, surge uma sensação de que enfim somos protagonistas! O mais curioso é que como já compramos as referências e ideais das mídias tradicionais, acabamos por divulgar esses padrões em nossas mídias sociais. Ainda expomos a felicidade como dever. Não se vê postagens de momentos tristes, aliás, tudo é minuciosamente perfeito nas redes sociais. Você é perfeito, seu colega também, todos somos. Felicidade ainda está sendo relacionada à busca, seja ela de um corpo perfeito, de um carro do ano ou de férias na Europa. Diferente da mídia comum, essa mídia social nos dá a impressão de realidade, pois somos nós que a fazemos. Mas a produzimos de um modo bem distante do real, nos esquecendo das dores e erros, pregando que ser feliz o tempo todo é mais que uma obrigação.

E qual a consequência disso tudo? Há pesquisas como da Academia Americana de Pediatria e da Universidade de Missouri que apontam a relação do uso do Facebook com a depressão. A conclusão que se tem, após ler essas pesquisas, é de que essas enxurradas de vidas perfeitas que aparecem nas suas redes sociais fazem com que você as compare com a sua própria vida e, não obstante, tenha uma sensação de que você não é feliz. E quando essa comparação de vidas é feita, o sentimento de infelicidade pode ser provável pelo fato de que o ideal está distante do real. Essas vidas perfeitas são objetivos impossíveis de serem alcançados. São vidas maquiadas que dão a ilusão de que se pode ser feliz 24 horas por dia, 365 dias por ano. Mas o que faz as redes sociais serem um fenômeno interessante é que elas são feitas por nós, são comunitárias. Com isso, todos nós nos apegamos a essas perfeições expostas nas redes e começamos novamente a maratona da busca da felicidade.

https://psicologobardi.com.br/ditadura-da-felicidade-como-as-redes-sociais-influenciam-nossas-vidas/

 

TEXTO 2

O que é felicidade? Provavelmente, cada pessoa que resolver responder a esta pergunta apresentará uma resposta própria, pois a felicidade, num certo sentido, é algo individual, pessoal e intransferível. Por outro lado, há uma ideia de felicidade que pertence ao senso comum e é compartilhada pela esmagadora maioria das pessoas: felicidade é ter saúde, amor, dinheiro suficiente, etc. Além disso, a ideia de felicidade não é uma coisa recente. Com certeza, ela acompanha o ser humano há muito tempo e faz parte de sua história.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-e-felicidade-o-que-e-ser-feliz-segundo-os-grandes-filosofos-do-passado-e-do-presente.htm?

.

TEXTO 3

Instruções:

  • O texto deve ser escrito à tinta e em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”;
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

 

Instruções Redação

Alguma dúvida?

Para dúvidas, sugestões ou qualquer outro assunto, entre em contato conosco por meio do link abaixo.

Contato