A evasão nas universidades brasileiras: desafio educacional urgente


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “A evasão nas universidades brasileiras: desafio educacional urgente”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO 1

Por causa das exigências do mercado de trabalho, a busca por qualificação profissional cresceu significativamente no Brasil nos últimos anos. Dessa forma, a necessidade de especialização contribuiu para o aumento das matrículas nas instituições de ensino superior.

No entanto, algumas pesquisas com dados do MEC (Ministério da Educação) mostram que o número de alunos que trancam matrícula ou desistem do curso é bem maior do que o de pessoas que concluem a graduação.

Nos últimos 10 anos, a taxa de evasão escolar do ensino superior do brasil manteve uma média de 21%. Essa taxa é assustadora, porém, quando olhamos para os valores absolutos o número, o choque é ainda maior. Cerca de 900 mil alunos abandonaram a faculdade nesse período.

Pensando nos custos que cada aluno representa para a IES, seja ela pública ou privada, e multiplicando por 900 mil, percebemos o tamanho do problema para os gestores e instituições.

Fonte: http://www.resultadoenade.com/6-fatores-que-influenciam-a-evasao-escolar-no-ensino-superior/

 

TEXTO 2

De acordo com o último Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep em 2017, o número de matrículas na Rede Federal – a maior rede pública em cursos de graduação do Brasil – mais do que dobrou em 10 anos: cresceu mais de 103%. Enquanto isso, a rede privada, que já tem três de cada quatro alunos de graduação no país, voltou a crescer 3% após uma pequena queda em 2016.

Por outro lado, a taxa de evasão universitária preocupa. Na rede pública, ela permanece relativamente estável nos últimos anos, mas alta: em torno de 24% para cursos presenciais e mais de 30% para ensino a distância, de acordo com dados da pesquisa “Evasão no Ensino Superior Brasileiro”, feita pelo Instituto Lobo em 2016.

 

Já nas instituições particulares, os números de desistência vêm crescendo. Segundo o “Panorama do Ensino Superior Privado do Brasil”, realizado pela startup edtech, a evasão no setor privado aumentou 4% entre 2011 e 2016, indo de 19% do total de estudantes para 23%.

As causas para os altos índices, seja na rede pública, seja na privada, são várias: vontade de trocar de curso, falta de recursos e assistência, incapacidade de conciliar o estudo com o trabalho, entre outros.

Disponível em: https://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2019/07/23/1165821/evasao-universitaria-brasil-causas-possiveis-soluces.html

 

TEXTO 3

Disponível em: http://wagnerhosokawa.blogspot.com/2012/02/estados-mais-ricos-tem-evasao-no-ensino.html

 

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