A necessária construção de uma consciência ecoambiental nos brasileiros


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “A necessária construção de uma consciência ecoambiental nos brasileiros”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO 1

A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando sobre os estoques naturais da Terra, comprometendo as gerações atual e futuras segundo o Relatório Planeta Vivo 2002, elaborado pelo WWF e lançado este ano em Genebra.

De acordo com o relatório, o planeta tem 11,4 bilhões de hectares de terra e espaço marinho produtivos – ou 1,9 hectares de área produtiva per capita. Mas a humanidade está usando o equivalente a 13,7 bilhões de hectares para produzir os grãos, peixes e crustáceos, carne e derivados, água e energia que consome. Cada um dos 6 bilhões de habitantes da Terra, portanto, usa uma área de 2,3 hectares. Essa área é a Pegada Ecológica de cada um. O fator de maior peso na composição da Pegada Ecológica hoje é a energia, sobretudo nos países mais desenvolvidos.

https://www.resilienciamag.com/importancia-da-consciencia-ambiental-para-o-brasil-e-para-o-mundo/

 

TEXTO 2

Brasil é destaque negativo em relatório da ONG de meio ambiente WWF

Por ano, 1,4 milhão de campos de futebol de área verde desaparecem do mapa: 20% da Amazônia já foram destruídos. Espécies entram em listas de extinção.

Um relatório da organização não governamental WWF, que luta pela preservação ambiental em várias partes do mundo, afirma que a atividade humana está levando os sistemas naturais ao limite.

É uma das maiores ondas de destruição da natureza já mapeadas pela ciência. As populações de peixes, aves, mamíferos e anfíbios diminuíram 60% em apenas quatro décadas.

No caso das aves marinhas, uma das grandes ameaças é o lixo plástico. Na década de 1960, apenas 5% desses animais tinham fragmentos de plástico no estômago. Hoje, são 90%.

A poluição do mar ameaça várias espécies, como os botos, que estão desaparecendo do nosso litoral.

O Brasil é destaque no relatório do WWF. Por ano, 1,4 milhão de campos de futebol de área verde desaparecem do mapa; 20% da Amazônia já foram destruídos.

As áreas de pastagem abandonadas em todo o país por quem cria gado equivalem a mais de duas vezes o estado de São Paulo.

Enquanto o desmatamento avança, diversas espécies como o tatu-bola entram em listas de extinção.

Outras extinções em massa já aconteceram no planeta, todas por causas naturais, muito antes da gente existir enquanto espécie. Os cientistas afirmam que, dessa vez, a responsabilidade é nossa.

A boa notícia é que ainda há tempo de virar esse jogo. Conter essa onda de destruição significa proteger, entre outros recursos fundamentais a vida: água potável, solo fértil e ar respirável.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/10/30/brasil-e-destaque-negativo-em-relatorio-da-ong-de-meio-ambiente-wwf.ghtml

 

 

TEXTO 3

 

Instruções:

  • O texto deve ser escrito à tinta e em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

 

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”;
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.
Instruções Redação

Alguma dúvida?

Para dúvidas, sugestões ou qualquer outro assunto, entre em contato conosco por meio do link abaixo.

Contato