A necessária efetivação de uma educação ambiental nas escolas brasileiras


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “A necessária efetivação de uma educação ambiental nas escolas brasileiras”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO 1

Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

[Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, Art 1º.]

 

TEXTO 2

Um processo educativo eminentemente político, que visa ao desenvolvimento nos educandos de uma consciência crítica acerca das instituições, atores e fatores sociais geradores de riscos e respectivos conflitos socioambientais. Busca uma estratégia pedagógica do enfrentamento de tais conflitos a partir de meios coletivos de exercício da cidadania, pautados na criação de demandas por políticas públicas participativas conforme requer a gestão ambiental democrática.

LAYRARGUES; P.P. Crise ambiental e suas implicações na educação, 2002.

 

TEXTO 3

O técnico em ciência e tecnologia do Insa, Paulo Luciano da Silva Santos, é o coordenador da iniciativa que já atuou nos bairros Mutirão, Jardim Verdejante, Catingueira, Sítio Lucas, Sítio Salgadinho e Sítio Estreito. Segundo ele, o projeto surgiu da necessidade de pensar sobre a problemática dos resíduos sólidos, algo que afeta a vida da população desses bairros. “É um projeto de educação ambiental, difusão e gestão do conhecimento em ciência e tecnologia contextualizada ao bioma caatinga”, explica. “A educação ambiental é capaz de promover mudanças de atitude e garantir a participação ativa na solução de problemas socioeconômicos e ambientais locais na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da cidadania”. Segundo o pesquisador, a cidade apresenta vantagens por possuir cooperativas organizadas de catadores de materiais recicláveis, além de sediar instituições que têm pesquisas voltadas ao meio ambiente, ciência, tecnologia e inovação. Apesar disso, o técnico avalia que é preciso fazer muito mais. “Ainda precisamos de incentivo à população para o descarte correto de resíduos, bem como o apoio logístico aos trabalhadores de materiais recicláveis”, fala Paulo.

Fonte: http://g1.globo.com/pb/paraiba/rainha-da-borborema/2013/noticia/2013/10/ projeto-estimula-educacao-ambiental-de-criancas-em-campina-grande.html.

 

TEXTO 4

Com o aumento da degradação ambiental, que afeta o ecossistema e a humanidade, é necessário que a sociedade civil, governos e empresas mudem seus hábitos e comportamentos em proteção à natureza. Nesse sentido, entra em cena a educação ambiental, que aborda questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e à consciência ecológica na utilização dos recursos naturais.

O desenvolvimento sustentável deve partir de dentro para fora, com pequenas iniciativas no lar, até alcançar uma abrangência mais ampla, que envolva o bairro, o estado, o país. Nesse processo, a família e a escola figuram como os principais responsáveis por disseminar a importância dos bons hábitos e da consciência ambiental. Os resultados obtidos são levados pelo resto da vida e disseminados, garantindo a eficácia e a construção de uma sociedade mais responsável ecologicamente.

A preocupação com o tema iniciou em 1999, com a aprovação da lei nº 9.795, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Dentre várias premissas, a lei afirma que trata-se de um componente essencial e permanente da educação no Brasil, que deve estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

O poder público, órgãos integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), comunicações de massa, empresas e a própria sociedade também contribuem com a difusão da educação ambiental. A aplicação começa na infância, segue até a educação superior e se complementa com a realização de cursos multidisciplinares (especiais e profissionais). Os benefícios, com isso, são inquestionáveis: formam uma sociedade mais crítica, engajada e, principalmente, mais sustentável.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/importancia-educacao-ambiental-brasil/

 

Instruções:

  • O texto deve ser escrito à tinta e em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

 

Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:

  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”;
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos;
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

 

 

Instruções Redação

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