Os desafios do ensino técnico no Brasil


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema “Os desafios do ensino técnico no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

TEXTO 1

A importância do ensino técnico para o Brasil

Normalmente, as discussões acerca dessa modalidade de ensino eram deixadas para debate após terem sido esgotados todos os outros assuntos referentes à educação. Atualmente, porém, o ensino técnico está em pauta e quem sabe em um futuro próximo não será mais um estranho em meio aos cidadãos que estão procurando uma oportunidade de se tornarem profissionais em alguma atividade.

A formação técnica deve estar no centro das mudanças educacionais as quais derrubam a barreira entre o instruir e o educar. Quase todos os ideais que sustentam as reformas na educação brasileira nos últimos anos destacam a importância de perseguir estes objetivos. A prática do ensino técnico deve aderir de forma integrada a essas reformas.

O ensino técnico não deve ser encarado como um programa de caridade de algum governo destinado aos nossos jovens cidadãos em situações de desvantagem social , como pensam alguns educadores; muito menos deve ser visto como uma jogada certeira para diminuir a disputa pelo ensino superior, como acreditam outros estudiosos. O ensino técnico precisa existir e ,com qualidade, porque necessitamos de técnicos de nível médio, técnicos com alto padrão de excelência, em todas as esferas de nossa sociedade. Este tipo de ensino precisa ser expandido e atualizado porque a mão de obra do povo brasileiro possui pouca qualificação, apresenta um número reduzido de anos de estudo e tem grandes problemas para se adaptar às mudanças nas formas e relações de trabalho. Deve-se lembrar que permitir com que os trabalhadores se tornem capacitados para essas variações do mercado de trabalho e consequentemente da sociedade não é responsabilidade de empresas (não excluindo a ideia de que estas podem prover o treinamento de funcionários para que estes se adaptem às inovações). Entretanto, fazer com que o indivíduo entenda que é preciso aprender a aprender; ensiná-lo a pensar como sujeito ativo sobre o que está fazendo e como o que ele está fazendo afetará a sociedade na qual ele está inserido; orientá-lo para que ele não seja simplesmente um ser robótico, um simples reprodutor de uma missão empresarial, mas sim possuidor de habilidades e diversos conhecimentos os quais poderá colocar em prática onde achar que estes produzirão maior resultado. Estas responsabilidades cabem a instituições de ensino, principalmente as instituições de ensino público, que podem em alguns instantes estarem afinadas com o mercado.

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-ensino-tecnico-importante-para-brasil.htm

 

 

TEXTO 2

Maioria dos alunos do ensino técnico não trabalha em sua área

Um estudo divulgado recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra um descompasso na educação brasileira: somente 25% dos estudantes formados em cursos de nível médio técnico do país acabam trabalhando em ocupações que requerem esse tipo de formação.

A realidade demonstrada pela pesquisa é uma preocupação que também é expressa por educadores: o ensino precisa ser repaginado e alinhar os ponteiros com o mercado de trabalho.

De acordo com o levantamento, quando uma pessoa com formação técnica ocupa uma vaga específica para esse tipo de qualificação, seus rendimentos tendem a aumentar em média 25%. Apesar disso, essas posições continuam não atendendo ao público para o qual são destinadas.

O pesquisador Maurício Reis, um dos autores do estudo, afirma que o ensino técnico brasileiro está desconectado das demandas do mercado e que muitos cursos estão obsoletos. A crítica é antiga também entre os educadores e foi, inclusive, uma das justificativas para embasar a necessidade de uma reforma no ensino médio  brasileiro.

— Esse é um tipo de curso que visa ensinar as pessoas a desempenhar determinadas ocupações, é importante que a sintonia com o mercado de trabalho seja forte — afirma Reis.

O ensino técnico tem recebido atenção especial nos últimos anos. Em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) estabeleceu que, até 2024, o Brasil deve alcançar cerca de 5,2 milhões de matrículas de educação profissional de nível médio. Atualmente, há 1,9 milhão, de acordo com o último Censo Escolar.

https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/maioria-dos-alunos-do-ensino-tecnico-nao-trabalha-em-sua-area-23479583

 

 

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